
O Aeroporto Oscar Laranjeiras, localizado no município de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, foi reaberto em abril deste ano, após ficar sete meses fechado para reformas. No entanto, os serviços não foram totalmente concluídos. O aeródromo só pode receber aviões de pequeno porte e, por falta de iluminação na pista, não funciona à noite.
Empresários do polo têxtil reivindicam que novas obras sejam feitas para que o local possa receber voos comerciais, necessidade do setor, que movimenta a economia de três cidades: Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe.
Vaquinha para o muro
Em parceria, empresários locais fizeram uma vaquinha e arrecadaram R$100 mil para reconstruir o muro do aeroporto. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) só liberou o aeroporto, após a construção desse muro. Anteriormente, sem ele, animais e motoristas invadiam a pista de aviação, um risco para todos.
Funcionamento apenas durante o dia
Por não ter iluminação necessária para voos noturnos, o aeródromo só funciona durante o dia. Refletores e postes não funcionam, porque as lâmpadas foram quebradas ou roubadas.
Polo têxtil
Movimentando a economia de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, o polo de confecções possui mais de 6 mil trabalhadores, produzindo mais de 44 mil toneladas de produtos por ano. Cerca de 4 bilhões de reais circulam pelo polo.
"Seria importantíssimo para a região que o aeroporto operasse com voos comerciais. Se a gente tivesse o acesso aqui na cidade de Caruaru seria muito mais interessante, gastaríamos menos tempo e evitaríamos trânsito", salientou o empresário Allan Carneiro.
Desenvolvimento da região
Além de impulsionar os negócios, o aeroporto operando em sua normalidade se torna um instrumento importante para o desenvolvimento do Agreste. "Vai atender não só a Caruaru, mas sim a toda a região. Nós entramos no mapa nacional, porque atrai negócios, empresas, eventos", disse o presidente do sindicato dos lojistas, Manoel Santos.
Nota
Em nota, o Governo do Estado informou que representantes da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco estiveram em Brasília reunidos com a Infraero, a Anac e uma empresa de aviação comercial para discutir o desenvolvimento de um plano de melhorias na infraestrutura do aeroporto, que inclui o projeto para o novo terminal de passageiros, um estudo de demanda e um plano de operação. Uma vistoria técnica da Infraero vai ser agendada nos próximos dias para verificar as condições de operação do terminal de Caruaru e também de Serra Talhada, no Sertão do Estado.