sexta-feira, 1 de maio de 2020
REMDESIVIR: ESTUDO APONTA QUE REMÉDIO ACELERA RECUPERAÇÃO DE PACIENTES COM CORONAVÍRUS
O remdesivir acelera o tempo de recuperação em pacientes com COVID-19, de acordo com um importante estudo realizado nos EUA, tornando-se o primeiro medicamento com benefícios comprovados contra a doença.
Aqui está o que você precisa saber sobre o remédio:
- O que é o remdesivir? -
O Remdesivir é um antiviral experimental de amplo espectro fabricado pela farmacêutica americana Gilead Sciences, que foi desenvolvido pela primeira vez para tratar o Ebola, uma febre hemorrágica viral.
Em 2016, esse remédio entusiasmou os pesquisadores em um estudo realizado com primatas, e foi usado durante uma importante pesquisa na República do Congo, sendo comparado com outros três medicamentos. No entanto, esse estudo, entretanto, foi concluído em 2019 porque o medicamento não conseguiu aumentar as taxas de sobrevivência como os outros dois anticorpos monoclonais, proteínas do sistema imunológico projetadas em laboratório.
Em fevereiro, o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIAID) anunciou que o remdesivir seria novamente testado, dessa vez em uma pesquisa sobre o SARS-CoV-2, o patógeno que causa o COVID-19, porque era promissor em testes em animais contra os coronavírus SARS e MERS.
HOSPITAL DE CAMPANHA DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE SERÁ ENTREGUE À POPULAÇÃO
A Escola Professora Maria do Socorro Florêncio foi transformada no hospital de campanha, com atendimento voltado apenas aos casos de coronavírus. A unidade contará com dois médicos plantonistas, um médico evolucionista, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de farmácia, porteiros maqueiros, recepcionistas, copeiras e auxiliares de serviços gerais.
Na manhã desta quinta (30), o hospital foi vistoriado pelo prefeito Edson Vieira, vice Dida e os vereadores da bancada de situação, formada por Dr. Nanau, Pipoca, Irmão Val, Nailson Ramos, Jéssyca, Ronaldo Pacas e Zé Minhoca.
Com 49 leitos, monitores multiparâmetros, cardioversor, DEA, aspirador, respiradores, salas verde, amarela e vermelha, o equipamento de saúde que iniciará suas atividades nessa sexta 1 de maio, conta com estrutura planejada para atender casos de Covid-19 que por ventura venham a surgir no município.
Os vereadores ressaltaram a importância do equipamento voltado para o enfrentamento da pandemia.
“Iniciamos esse trabalho da unidade de retaguarda que terá toda condição e estrutura para receber os casos que venha a surgir no município. Essa é a prioridade da gestão, salvar vidas”, disse o vereador Dr. Nanau que recentemente deixou a Secretaria de Saúde e reassumiu sua cadeira na Casa Dr. José Vieira de Araújo.
Para o vereador Ronaldo Pacas, o município vira referência na região com o Hospital de Campanha.
“Apesar da queda nas receitas, a gestão municipal vem otimizando os recursos e em pouco tempo enfrentou as dificuldades e deixou pronta a unidade que será modelo a ser seguido na saúde de toda região”, disse Pacas.
BRASIL REGISTRA MAIS DE 91 MIL CASOS E MAIS 6.300 MORTOS POR COVID-19
O Brasil chegou nesta sexta-feira (01) a 91.589 pessoas infectadas por Covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus. Em 24h, foram registrados no País 6.209 casos. O número de recuperados é de 38.039.
De acordo com a atualização do Ministério da Saúde, o total de mortes subiu para 6.329. Em 24 horas, foram registrados 428 novos óbitos.
São Paulo se mantém como o epicentro da pandemia no País, com 30.374 casos. O estado também concentra o maior número de falecimentos (2.511). Em seguida vem o Rio de Janeiro, com 10.166 casos e 921 óbitos. Com 7.334 casos, Pernambuco aparece em terceiro no número de óbitos, com 603. O Ceará tem 7.879 casos e 505 mortes e o Amazonas registra 5.723 casos e 476 óbitos.
Também foram registradas mortes no Pará (235), Maranhão (204), Bahia (117), Espírito Santo (96), Paraná (89), Minas Gerais (88), Paraíba (67), Rio Grande do Sul (58), Rio Grande do Sul (56), Alagoas (53), Santa Catarina (48), Amapá (37), Distrito Federal (30), Goiás (29), Piauí (24), Acre (19), Rondônia (18), Sergipe (14), Mato Grosso (11), Mato Grosso do Sul (9), Roraima (8) e Tocantins (3).
quinta-feira, 30 de abril de 2020
EUA DIVULGAM RESULTADOS SOBRE USO DE MEDICAMENTO CONTRA COVID-19
Os resultados de um ensaio clínico nos Estados Unidos (EUA), divulgados nessa quarta-feira (29), mostram que os pacientes que foram medicados com Remdesivir apresentaram recuperação mais rápida da infecção pelo novo coronavírus. A Administração Federal de Alimentos e Medicamentos estuda editar uma autorização de emergência para o uso desse fármaco.
O ensaio clínico, conduzido pelo Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas, estudou mais de mil pacientes gravemente infectados com o novo coronavírus em 75 hospitais em todo o mundo e concluiu que os doentes que foram tratados com Remdesivir apresentaram recuperação 31% mais rápida do que aqueles que apenas receberam um placebo.
O tempo de recuperação com Remdesivir – o antiviral desenvolvido contra o ébola – diminui de 15 para 11 dias. Os cientistas também sugerem que o medicamente pode ter influência na sobrevivência. Segundo o estudo, no grupo de pessoas que recebeu a medicação, 8% morreram, menos 3% do que aqueles que receberam um placebo. Ainda não foi encontrada uma cura para a covid-19 e, por isso, o Remdesivir – produzido pela farmacêutica norte-americana Gilead – poderá ser utilizado para ajudar em melhor e mais rápida recuperação.
Em comunicado, a Gilead Sciences disse ter “conhecimento dos dados positivos emergentes do estudo do Instituto Nacional das Alergias e Doenças Infecciosas” e que “o ensaio cumpriu os seus objetivos principais”.
Para o diretor do Instituto de Doenças Infecciosas, Anthony Fauci, os dados mostram que o Remdesivir tem efeito claro, significativo e positivo em diminuir o tempo de recuperação. Ele falou na Casa Branca, ao lado do presidente norte-americano, Donald Trump. Fauci considera que foi comprovado que um medicamente pode bloquear esse vírus”. “Esse será o padrão de tratamento”, afirmou.
Os especialistas também concordam que os resultados trazem esperança no combate à pandemia. “Esses resultados são realmente promissores. Eles mostram que esse medicamente pode melhorar claramente o tempo de recuperação”, disse o professor e diretor da Unidade de Ensaios Clínicos da Universidade de Londres, Mahesh Parmar, citado pelo jornal The Guardian.
O professor lembrou, no entanto, que é necessário garantir certos aspectos antes de disponibilizar amplamente o remédio. “Os dados precisam ser revistos por entidades reguladoras, que avaliem se o medicamento pode ser licenciado e, em seguida, analisados pelas autoridades de saúde de vários países. Enquanto isso estiver sendo processado, obteremos mais dados a longo prazo desse e de outros estudos”.
quarta-feira, 29 de abril de 2020
SURUBIM: MORRE O EMPRESÁRIO FERNANDO BRITO
Na noite desta quarta-feira(29), vinhemos informar a triste notícia de que o empresário e diretor da rádio Pop FM, Fernando brito, veio a falecer, vítima de um infarto. O mesmo era casado e tinha duas filhas.
COM CONFIRMAÇÃO DE 470 NOVOS CASOS E 30 ÓBITOS, PERNAMBUCO CHEGA A 6.194 PACIENTES E 538 MORTES POR COVID-19
Foram contabilizados, nesta quarta-feira (29), mais 470 novos casos da Covid-19 em Pernambuco e 30 óbitos de pacientes com a doença. Com isso, o estado contabiliza 6.194 casos confirmados e 538 mortes pela doença provocada pelo novo coronavírus.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 187 dos 470 novos casos se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), quando os pacientes foram internados ou tiveram quadro considerado grave. As outras 283 pessoas têm quadro considerado leve.
Com o acréscimo de pacientes nessas condições, o estado passa a ter 4.045 casos graves e 2.149 casos considerados leves. Os detalhes epidemiológicos devem ser repassados ainda nesta quarta-feira (29) pela SES.
Esses casos são de profissionais de saúde e segurança, além de pacientes que tiveram contato com essas pessoas. Pacientes ambulatoriais também integram a lista de casos leves
CASOS DE COVID-19 PASSAM DE UM MILHÃO NOS EUA
Os Estados Unidos superaram nesta terça-feira (28) a marca do milhão de casos confirmados do novo coronavírus, enquanto vários países, incluindo França e Espanha, se preparam para reabrir o comércio, como um próximo passo para a saída progressiva do confinamento imposto pela pandemia. O vírus, que chegou a todos os cantos do planeta, confronta os países com o duplo desafio de reativar suas combalidas economias e evitar uma nova onda de contágios.
Os Estados Unidos, onde milhões de pessoas perderam o emprego, registram 58.351 mortos, mais que os soldados mortos em 20 anos na Guerra do Vietnã. Os infectados no país passam de um milhão, em meio a uma crise sanitária que ameaça as ambições do presidente Donald Trump de se reeleger em novembro.
Mas em outros países, os contágios diminuíram e seus governos avaliam planos para retomar a normalidade gradativamente. Na Espanha, o primeiro-ministro Pedro Sánchez anunciou que o rígido confinamento em vigor desde 14 de março será gradualmente flexibilizado, em um processo que termina no final de junho.
AGÊNCIAS DO INSS VÃO PERMANECER FECHADAS PARA CONTER O CORONAVÍRUS
As agências do INSS em todo o País vão continuar fechadas para conter o novo coronavírus. Estava prevista a retomada do atendimento presencial para esta quinta-feira (30).
A decisão de manter o fechamento das agências foi tomada na tarde desta terça-feira (28) pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e pelo próprio INSS.
Os postos do órgão responsável por conceder e pagar aposentadorias, pensões e auxílios-doença fecharam suas portas oficialmente em 23 de março devido à quarentena necessária para frear a propagação do novo coronavírus.
terça-feira, 28 de abril de 2020
FERNANDO RODOLFO PROPÕE AUMENTO DO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE A QUEM TRABALHA EM HOSPITAL
O deputado federal Fernando Rodolfo (PL-PE) apresentou projeto de lei que aumenta para um salário-mínimo (R$ 1.045,00) o adicional de insalubridade para os profissionais de saúde e de apoio à saúde, envolvidos no combate à pandemia do novo coronavírus.
Diferente de outras iniciativas legislativas, o PL 2174/2020 alcança vigilantes, maqueiros, recepcionistas, auxiliares de lavanderia, funcionários administrativos, de laboratório, entre outros, e estabelece que o novo valor irá vigorar até 31 de dezembro próximo, no estado de emergência e calamidade pública decretado pelo governo federal.
Assinala ele que no início do mês estimava-se em quase sete mil, no país inteiro, o número de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem afastados por sintomas do novo coronavírus, com 18 mortes. “Somente em Pernambuco, até dois dias atrás, pouco mais de 1.350 profissionais de hospitais públicos e privados, equivalentes a um terço do total no estado, foram infectados”, completa.
Na justificação do seu projeto de lei, Fernando Rodolfo acentua que “embora o adicional de insalubridade não cubra o dano a que o trabalhador venha a suportar em caso de contaminação, de certa forma ameniza a possibilidade desse dano ou do risco a que se expõe no ambiente de trabalho”. Segundo ele, o PL 2174/2020 valoriza os profissionais de saúde. “São verdadeiros heróis nesta trágica pandemia e, por isso, merecem um mínimo de compensação”, pontua.
Sua proposta estende o adicional de insalubridade de um salário-mínimo aos chamados profissionais de apoio, por também estarem expostos ao risco de contaminação.
A Constituição prevê o pagamento de adicional de remuneração para os trabalhadores que exerçam atividades penosas, insalubres ou perigosas, que na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) variam de 40% , 20% e 10% do salário mínimo nos graus máximo, médio e mínimo de insalubridade, respectivamente. Com a aprovação do projeto de Fernando Rodolfo esse percentual subirá para 100% do valor do salário mínimo.
“O primeiro passo era protocolar o projeto e isso já foi feito. Agora vamos pedir ao presidente Rodrigo Maia urgência na votação”, explicou Rodolfo.
MÃE E FILHA FORAM ASSASSINADAS NO CABO DE SANTO AGOSTINHO
Mãe e filha foram assassinadas na tarde desta segunda-feira (27), na Charnequinha, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife.
Alessandra Machado Nunes, de 45 anos e Vitória Maria Nunes, de 18 anos, estavam em casa na Rua Maria Caetano, quando homens armados e encapuzados arrombaram a porta, invadiram a residência e efetuaram cerca de 15 disparos de armas de fogo.
Os corpos foram encontrados pelo companheiro de Alessandra, ele estava no trabalho e quando chegou em casa encontrou a porta arrombada e os corpos na sala e cozinha. Na localidade impera o medo e a lei do silêncio e ninguém deu detalhes que ajudem a polícia a descobrir quem são os assassinos.
Os corpos foram periciados e encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.
BRASIL TEM QUASE 200 VOLUNTÁRIOS DISPOSTOS A SE INFECTAR COM O NOVO CORONAVÍRUS EM POSSÍVEIS TESTES DE VACINA
O Brasil tem quase 200 voluntários inscritos em uma plataforma internacional que está convocando pessoas dispostas a se infectar de propósito com o novo coronavírus em testes múltiplos de vacinas. A plataforma, chamada 1 Day Sooner, já tem 3,9 mil inscritos de 52 países. De acordo com os organizadores, até esta segunda-feira (27), 182 eram brasileiros.
Para desenvolver qualquer tipo de vacina, os cientistas precisam percorrer diversas etapas. Entre elas está a pesquisa básica – que é o levantamento do tipo de vacina que pode ser feita – seguida por testes pré-clínicos, que podem ser in vitro ou em animais e que servem para demonstrar a segurança do produto. Depois, há os ensaios clínicos, que ainda podem se desdobrar em outras quatro fases. Uma das mais demoradas é justamente o teste em humanos.
A iniciativa do 1 Day Sooner pretende ter à mão candidatos para testar diversos tipos de vacinas ao mesmo tempo – o que abrevia algumas etapas tradicionais para chegar a um resultado. Atualmente, há 76 vacinas contra a Covid-19 sendo desenvolvidas, 71 em estágio pré-clínico e 5 em fase clínica,de acordo com um balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS), com dados até 20 de abril.
“Nosso objetivo é criar as condições prévias necessárias para os testes avançarem, o que envolve garantir um conjunto diverso de voluntários pelo mundo”, afirma Josh Morrison, criador da iniciativa, em entrevista ao G1.
Em 31 de março, pesquisadores dos Estados Unidos e da Inglaterra publicaram um estudo científico no “Journal of Infectious Diseases” em que defendem os testes múltiplos em voluntários para acelerar o desenvolvimento de vacina contra Covid-19. “Esses ensaios podem subtrair muitos meses do processo de licenciamento, disponibilizando vacinas eficazes mais rapidamente”, argumentam no artigo.
Os pesquisadores avaliam que os riscos de infectar voluntários com Covid-19 seriam amenizados se os testes forem feitos em pessoas que não estão em grupos de risco.
“Obviamente, ao desafiar voluntários com esse vírus, corre-se o risco de causar doenças graves e possivelmente até a morte. No entanto, argumentamos que tais estudos, ao acelerar a avaliação da vacina, poderiam reduzir o número global de mortalidade relacionadas ao coronavírus (...) o risco pode ser aceitável se forem feitos testes em adultos jovens e saudáveis, com risco relativamente baixo de doenças graves após infecção natural e se, durante o desafio, eles receberem monitoramento frequente e, após qualquer infecção, os melhores cuidados disponíveis”, afirmam.
BARRAGEM DE IPOJUCA PERTO DE SANGRAR EM BELO JARDIM
A Barragem do Ipojuca, em Belo Jardim, Agreste de Pernambuco, está perto de sangrar. Nesta segunda-feira (27), o manancial do município chegou a 94% de sua capacidade.
A expectativa é sangre esta semana ou em menos de 24 horas, dependendo do volume de chuva na região. A última vez que a barragem sangrou foi em 2011.
A barragem, que também leva o nome de Pedro Moura Júnior, abastece as cidades de Belo Jardim, Sanharó, Tacaimbó e São Bento do Una.
segunda-feira, 27 de abril de 2020
PREFEITO DE CATENDE É AFASTADO DO CARGO
Por ação civil pública de improbidade administrativa, o juiz de direito Fernando Jefferson Cardoso Rapette determinou o afastamento do prefeito de Catende, Josibias Cavalcanti (PSD), por 180 dias. A decisão, em caráter liminar, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), foi expedida ontem. Com isso, o vice-prefeito do município, Fausto da Farmácia (PDS/PE) assume o cargo.
A ação foi movida pelo município por irregularidades na contratação de serviços de transporte escolar, “com fundamento em suposta situação emergencial”, em 23 de abril de 2018, com o prazo de vigência de 90 dias. O valor inicial seria de R$ 343.591,02. No entanto, o contrato foi “sucessiva e reiteradamente aditado, sem qualquer justificativa plausível”. Com isso, a negociação cuja vigência inicial era de três meses, vigorou por um ano e nove meses e custou R$ 2.104.046,12. A decisão também cita o secretário de Finanças de Catende, José Luiz Leitão de Melo. Josibias, que já foi afastado em outras ocasiões, também por improbidade administrativa, pode recorrer da decisão.
AGRICULTOR FOI EXECUTADO NA ZONA RURAL DE SÃO BENTO DO UNA
Um agricultor foi assassinado na noite deste domingo (26), no Sítio Furnas, na zona rural do município de São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco.
Adriano Ferreira dos Santos, que completaria 26 anos nesta segunda-feira, passou o dia com um amigo fazendo ingestão de bebidas alcoólicas, ao estarem no bar de Narciso, a vítima se desentendeu com um elemento não identificado, que junto com um comparsa executaram Adriano com um tiro de espingarda na cabeça.
Após a execução os assassinos fugiram em motocicletas, o corpo foi periciado e encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.
O homicídio será investigado pela Delegacia de São Bento do Una.
PREFEITURA DE CARUARU DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA NO MUNICÍPIO APÓS FORTES CHUVAS
Após as fortes chuvas deste domingo (26), a Prefeitura de Caruaru decretou situação de emergência no município. Em 6 horas choveu 80 milímetros. O decreto foi publicado em uma edição especial do Diário Oficial.
Todos os órgãos municipais foram mobilizados para atuarem sob a coordenação conjunta da DESTRA e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução. A determinação tem como objetivo facilitar as ações de assistência à população afetada.
O decreto também cita uma série de normas a fim de prevenir os riscos e garantir a segurança da população diante do cenário.
Foram registrados vários pontos de alagamentos e inundações. Várias famílias ficaram desalojadas no bairro Severino Afonso. O canal do bairro João Mota transbordou e um jovem morreu afogado.
Assinar:
Postagens (Atom)
A NOTÍCIA EM PRIMEIRA MÃO
De partidos de oposição a Jair Bolsonaro (PSL), os governadores do Nordeste se reuniram pela primeira vez com o presidente, nesta quinta-...