sexta-feira, 24 de abril de 2020
PARTE DO TETO DO HOSPITAL GETÚLIO VARGAS DESABA DEVIDO À CHUVAS NO RECIFE
As fortes chuvas que caíram no Recife nesta sexta-feira (24) também causaram transtornos no Hospital Getúlio Vargas (HGV), no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife. Pela manhã, uma parte do teto de um dos corredores desabou por causa do acúmulo de água.
Por causa do ocorrido, o chão de vários setores da unidade de saúde, como o bloco cirúrgico, ficou alagado e os funcionários tiveram de remover a grande quantidade de água com baldes e rodos.
Em nota, a direção do HGV disse que uma placa de gesso do corredor do bloco G1 caiu devido ao grande acúmulo de água, que "ocorreu em decorrência da obstrução de uma das calhas de escoamento da unidade, causando infiltração na área atingida. Portanto, o problema não foi relacionado a estabilidade estrutural do prédio".
Ainda no texto, o hospital afirmou que "o local já está sendo reparado e o serviço continua funcionando normalmente" e que "a situação foi pontual e não trouxe prejuízos nem aos pacientes nem aos profissionais que atuam na unidade".
Também no comunicado, a unidade de saúde declarou que "a manutenção e limpeza das calhas ocorre de forma periódica, segundo cronograma montado pelo serviço, mas a grande quantidade de lixo despejada pelas janelas da unidade é uma das principais causas para a obstrução das canaletas".
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a média de chuva no Grande Recife nesta sexta (24) foi de 84 milímetros, o equivalente a 25% da chuva prevista para abril todo. A previsão para o último fim de semana deste mês é de mais chuva, de moderada a forte.
EX-JUIZ SERGIO MORO ANUNCIA DEMISSÃO DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E DEIXA O GOVERNO BOLSONARO
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, anunciou a demissão nesta sexta-feira (24). O ex-juiz federal deixa a pasta após um ano e quatro meses no primeiro escalão do governo do presidente Jair Bolsonaro.
A demissão foi motivada pela decisão de Bolsonaro de trocar o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, indicado para o posto pelo agora ex-ministro. A Polícia Federal é vinculada à pasta da Justiça.
Ao anunciar a demissão, em pronunciamento na manhã desta sexta-feira no Ministério da Justiça, Moro afirmou que disse para Bolsonaro que não se opunha à troca de comando na PF, desde que o presidente lhe apresentasse uma razão para isso.
"Presidente, eu não tenho nenhum problema em troca do diretor, mas eu preciso de uma causa, [como, por exemplo], um erro grave", disse Moro.
Moro disse ainda que o problema não é a troca em si, mas o motivo pelo qual Bolsonaro tomou a atitude. Segundo o agora ex-ministro, Bolsonaro quer "colher" informações dentro da PF, como relatórios de inteligência.
"O grande problema é por que trocar e permitir que seja feita interferência política no âmbito da PF. O presidente me disse que queria colocar uma pessoa dele, que ele pudesse colher informações, relatórios de inteligência. Realmente, não é papel da PF prestar esse tipo de informação", disse Moro.
De acordo com Moro, ele disse para Bolsonaro que a troca de comando na PF seria uma interferência política na corporação. Ele afirmou que Bolsonaro admitiu isso.
"Falei para o presidente que seria uma interferência política. Ele disse que seria mesmo", revelou Moro.
O agora ex-ministro contou que Bolsonaro vem tentando trocar o comando da PF desde o ano passado.
"A partir do segundo semestre [de 2019] passou a haver uma insistência do presidente na troca do comando da PF."
Moro afirmou que sai do ministério para preservar a própria biografia e para não contradizer o compromisso que assumiu com Bolsonaro: de que o governo seria firme no combate à corrupção.
"Tenho que preservar minha biografia, mas acima de tudo tenho que preservar o compromisso com o presidente de que seríamos firmes no combate à corrupção, a autonomia da PF contra interferências políticas", declarou.
LOJAS DE TECIDOS E AVIAMENTOS VOLTAM A FUNCIONAR EM CARUARU A PARTIR DESTA SEXTA-FEIRA (24)
Em decreto publicado na quinta-feira (23), o Governo de Pernambuco, atendeu o pleito da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e autorizou a abertura dos estabelecimentos de aviamentos e de tecidos a partir desta sexta (24). A autorização ocorreu no mesmo dia da recomendação do uso de máscaras para toda a população.
A mudança permite o fornecimento dos materiais para a fabricação de máscaras e outros Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários no combate à proliferação do novo coronavírus. A pandemia de Covid-19 modificou a produção da empresas do Polo de Confecções do Agreste, que começaram a produzir EPIs para atender a crescente demanda.
Os empresários estavam encontrando dificuldades na aquisição de insumos e temiam que a produção fosse paralisada por falta de matéria-prima. O decreto determina que os fornecedores de tecidos e aviamentos entram para a lista de atividades essenciais.
Uso de máscaras
Segundo o decreto publicado pela Prefeitura de Caruaru, ficou determinado o uso obrigatório de máscaras individuais, descartáveis ou artesanais, para todas as pessoas nas repartições públicas, em estabelecimentos comerciais e industriais, ou espaço em que seja explorada a atividade econômica.
O documento também inclui o uso de máscara nos serviços de transporte individual e coletivo de passageiros, e nos espaços públicos, como ruas e avenidas. “A colaboração das pessoas é fundamental. Pedimos que não saiam de casa, mas, caso seja necessário, a máscara entra como item essencial”, esclareceu o secretário municipal de Saúde, Francisco Santos.
O governador Paulo Câmara (PSB) assinou, na quinta (23), um decreto que recomenda à população em geral que use máscaras sempre que houver necessidade de sair de casa por motivo emergencial. O uso de máscaras passa a ser obrigatório, porém, para quem trabalha em estabelecimentos comerciais com funcionamento autorizado na pandemia do novo coronavírus.
INSS COMEÇA A PAGAR PRIMEIRA PARCELA DO 13° DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar o 13º de aposentados e pensionistas nesta sexta-feira (24). A antecipação da primeira parcela, que geralmente é feita em agosto, foi anunciada pelo governo federal em março com o objetivo de liberar mais recursos na economia para minimizar os impactos da pandemia do coronavírus.
Quem recebe até um salário mínimo, irá receber 50% do benefício. Os pagamentos serão feitos até o dia 8 de maio, de acordo com o número final da identificação de segurado, desconsiderando o dígito verificador.
Aqueles que têm renda mensal superior a um salário mínimo, receberão a primeira parcela do 13º entre os dias quatro e oito de maio.
De acordo com o INSS, a previsão é que mais de 35 milhões de pessoas recebam o benefício até o fim de abril e que sejam injetados R$ 71 bilhões na economia do país.
Veja o calendário da primeira parcela:
Para quem ganha até um salário mínimo:
Final 1: 24/04
Final 2: 27/04
Final 3: 28/04
Final 4: 29/04
Final 5: 30/04
Final 6: 04/05
Final 7: 05/05
Final 8: 06/05
Final 9: 07/05
Final 0: 08/05
Para quem ganha mais de um salário mínimo:
Final 1 e 6: 04/05
Final 2 e 7: 05/05
Final 3 e 8: 06/05
Final 4 e 9: 07/05
Final 5 e 0: 08/05
quinta-feira, 23 de abril de 2020
JOVEM COM PROBLEMAS MENTAIS COMETEU SUICÍDIO EM ITAÍBA
Um jovem que sofria de problemas mentais cometeu suicídio na tarde desta quarta-feira (22), no Sítio Pedra do Mocó, na zona rural de Itaíba, no Agreste de Pernambuco.
Samuel Alexandre Machado dos Santos, de 25 anos, usou uma corrente para se enforcar dentro da casa que morava, ele foi encontrado por familiares dentro de um dos quartos.
O corpo foi periciado pelo Instituto de Criminalística (IC), e encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.
PERNAMBUCO REGISTRA 390 NOVOS CASOS E 22 MORTE POR CORONAVÍRUS EM 24 HORAS
A Secretaria de Saúde de Pernambuco divulgou, no início da tarde desta quarta-feira (22), novo boletim sobre Covid-19. Em 24 horas, foram registrados 390 novos casos e 22 mortes.
Com estes dados, o número de confirmações no Estado subiu para 3.298. O número de mortes por conta da doença aumentou para 282.
Pernambuco segue como o terceiro Estado com mais pacientes que morreram com o novo coronavírus. Outros detalhes serão divulgados no final da tarde.
'ESTAMOS NO LIMITE', DIZ SECRETÁRIO DE REGULAÇÃO DE SAÚDE EM PE, MESMO COM ABERTURA DE NOVOS LEITOS DE UTI PARA COVID-19
Pernambuco abriu, em pouco mais de um mês, 327 novos leitos de terapia intensiva para tratar os pacientes com o novo coronavírus. Nesta quinta-feira (23), começa a funcionar, de forma ampliada, no Centro de Convenções, em Olinda, a Central de Regulação de Leitos do estado, responsável por direcionar pacientes para vagas. De acordo com o secretário executivo de Regulação em Saúde, Giliate Coelho Neto, ainda assim, o estado está no limite (veja vídeo acima).
"A situação da epidemia é bastante grave. Se a gente não tivesse aberto esses 327 leitos em um mês, a gente com certeza estaria num cenário muito parecido com as piores regiões da Itália hoje, do mundo. Abrimos e, hoje, estamos no limite. A gente ainda tem uma perspectiva de abrir um grande número de leitos, cerca de 400 de UTI, até o final de maio, para tentar conter um pouco a epidemia", afirmou Giliate.
Segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Pernambuco, até a quarta-feira (22), 98% das UTIs dedicadas a pacientes com suspeita e confirmação de Covid-19 estavam ocupadas e 79% dos leitos de enfermaria.
Leitos de UTI foram criados em um prédio alugado e reformado na região central do Recife — Foto: Reprodução/TV GloboLeitos de UTI foram criados em um prédio alugado e reformado na região central do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo
Leitos de UTI foram criados em um prédio alugado e reformado na região central do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo
Ainda segundo o secretário, um dos problemas na regulação de leitos é o fato de que o número de pacientes saindo de leitos não é o mesmo dos que entram, diariamente. Na quarta-feira (22), foram registrados 390 novos pacientes com a doença em 24 horas, totalizando 3.298 casos.
"O leito com paciente com Covid-19 está demorando entre 14 e 21 dias para ser desocupado. Tem alguns casos que, inclusive, passam desse período. Esse é um dos grandes problemas do coronavírus, o paciente entra, mas não sai rápido da UTI", declarou o secretário.
Na quarta, o prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), anunciou a abertura do Hospital Provisório Recife 2, na região central da capital, com 50 leitos. No local, há 13 pacientes em leitos de enfermaria e um na UTI, nesta quinta-feira. No Hospital Provisório Recife 1, também no centro da capital, há 13 pacientes na UTI e nove na enfermaria.
"A gente tem esses 327 leitos de UTI, mas a gente também tem um conjunto de salas de estabilização, são as chamadas salas vermelhas dos grandes hospitais e das UPAs, que também têm toda a estrutura de suporte avançado à vida. Tem um conjunto de pacientes que estão nessas salas provisoriamente, com toda a estrutura de respirador e de monitor, e a gente abrindo essas UTIs a gente vai tirar esses pacientes da sala vermelha e mandar para os leitos da UTI", declarou.
Também na quarta (22), o governo de Pernambuco anunciou a contratação de 84 leitos em um hospital em Moreno, no Grande Recife. As dez primeiras vagas de UTI e 20 de enfermaria ficam disponíveis a partir da sexta-feira (24).
quarta-feira, 22 de abril de 2020
183 MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS JÁ DECRETARAM ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA
A pandemia causada pela Covid-19 impacta diretamente o dia-a-dia dos municípios. Nenhum deles estava preparado para enfrentar esta situação que atinge fortemente a saúde de todos e não há estrutura física, tecnológica e humana para atender os efeitos desse vírus. A demanda obriga as cidades a declararem estado de calamidade pública, para conseguir auxílios do Governo Federal e agilizar ações em prol de diminuir os impactos do coronavírus nos municípios.
Em virtude desta situação emergencial, dos 184 Municípios de Pernambuco, 183 já decretaram estado de calamidade pública, assim como fez o Governo do Estado de Pernambuco. A Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) tem orientado para que os municípios pernambucanos publiquem em seu diário oficial o Decreto de Calamidade Pública e faça chegar à Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) um ofício solicitando a apreciação e aprovação com uma cópia do decreto em anexo.
A Assembleia já apreciou e aprovou 170 decretos de calamidade pública dos municípios, válidos até 31 de dezembro de 2020, restando apenas 14 cidades, que devem ser apreciados nos próximos dias.
Dentre outras medidas, a situação de calamidade permite, por meio da Lei 8666 de janeiro de 1993, que dispõe sobre normas gerais sobre licitações e contratos administrativos, a facilidade para compras emergenciais. Já a aprovação pela ALEPE dá as cidades os benefícios da Lei de Responsabilidade Fiscal, na qual os municípios deixam de ficar comprometidos com os percentuais de gastos obrigatórios.
BRASIL TEM MAIS DE 43 MIL CASOS DE CORONAVÍRUS E MAIS DE 2.700 MORTES
O Ministério da Saúde registrou 43.079 casos de coronavírus no Brasil até as 14h desta terça-feira (21). Ao todo, são 2.741 mortes confirmadas até o momento. As informações foram repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde. Nas últimas 24 horas, foram registrados 2.498 novos casos e 166 mortes.
Todos os estados registram casos e mortes. São Paulo concentra a maior parte das notificações, com 15.385 casos e 1.093 mortes. Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com 5.306 casos e 461 óbitos. A taxa de letalidade por coronavírus, atualmente, é de 6,4%.
A Região Sudeste registra 23.133 (53,7%) casos confirmados da doença. Em seguida, aparecem as regiões Nordeste, com 10.868 (25,2%); Norte, com 4.431 (10,3%); Sul, com 2.991 (6,9%), e Centro-Oeste, com 1.656 (3,8%).
PERNAMBUCO REGISTRA 390 CASOS E 22 MORTES POR CORONAVÍRUS EM 24 HORAS
A Secretaria de Saúde de Pernambuco divulgou, no início da tarde desta quarta-feira (22), novo boletim sobre Covid-19. Em 24 horas, foram registrados 390 novos casos e 22 mortes.
Com estes dados, o número de confirmações no Estado subiu para 3.298. O número de mortes por conta da doença aumentou para 282.
Pernambuco segue como o terceiro Estado com mais pacientes que morreram com o novo coronavírus. Outros detalhes serão divulgados no final da tarde.
segunda-feira, 20 de abril de 2020
MINISTÉRIO DA SAÚDE CORRIGE NÚMERO DE ÓBITOS CAUSADOS PELO CORONAVÍRUS NO BRASIL PARA 2.575
O Ministério da Saúde atualizou o número de óbitos causados pelo novo coronavírus no Brasil para 2.575 na noite desta segunda-feira (20). Inicialmente, a pasta divulgou que o número de vítimas fatais chegava a 2.875, mas horas depois corrigiu a informação.
O total de infectados pelo vírus permaneceu o mesmo, 40.581. Os dados são atualizados pelo MS diariamente. A região mais afetada é o Sudeste, com 21.836 pacientes infectados, seguido pelo Nordeste (10.088), Norte (4.109), Sul (2.921) e Centro-Oeste (1.627).
Casos confirmados em Pernambuco
Segundo os dados mais atualizados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Pernambuco contabiliza 2.690 casos confirmados do novo coronavírus e 234 óbitos. Até o momento, 100 pessoas estão recuperadas da covid-19. Dos 2.690 pacientes infectados, 1.924 estão em isolamento domiciliar e 432 internados, sendo 76 em UTI e 356 em leitos de enfermaria. Os casos confirmados estão distribuídos, até o momento, por 86 municípios pernambucos, além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.
Casos confirmados em Pernambuco
Segundo os dados mais atualizados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Pernambuco contabiliza 2.690 casos confirmados do novo coronavírus e 234 óbitos. Até o momento, 100 pessoas estão recuperadas da covid-19. Dos 2.690 pacientes infectados, 1.924 estão em isolamento domiciliar e 432 internados, sendo 76 em UTI e 356 em leitos de enfermaria. Os casos confirmados estão distribuídos, até o momento, por 86 municípios pernambucos, além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.
ELEITOR PODE TIRAR 1º TÍTULO PELA INTERNET A PARTIR DESTA SEGUNDA
A partir desta segunda-feira (20), os eleitores pernambucanos terão acesso uma série de serviços da Justiça Eleitoral de Pernambuco pela internet, como tirar o primeiro título de eleitor, transferir o domicílio eleitoral, alterar dados pessoais e local de votação. No caso de alteração do local de votação, ela deve ter sua necessidade justificada, como por exemplo a facilitação de mobilidade.
Todos os atendimentos presenciais do TRE-PE estão suspensos desde o dia 17 de março, para evitar aglomerações e garantir o isolamento social recomendado pelas autoridades médicas para o combate ao novo coronavírus (covid-19).
Os eleitores têm até o dia 6 de maio para regularizar qualquer pendência no seu título para estarem aptos a votar nas próximas eleições, marcadas para o dia 4 de outubro de 2020, quando serão eleitos prefeitos e vereadores dos 185 municípios pernambucanos.
Assinar:
Postagens (Atom)
A NOTÍCIA EM PRIMEIRA MÃO
De partidos de oposição a Jair Bolsonaro (PSL), os governadores do Nordeste se reuniram pela primeira vez com o presidente, nesta quinta-...